Seja bem vindo
São Paulo,24/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Nova Canaã: nada impede quem quer fazer o bem

    Conheça a história desse importante projeto desenvolvido no sertão baiano

    Fonte: Universal.org
    Nova Canaã: nada impede quem quer fazer o bem Cedidas

    O Projeto Nova Canaã é a prova de que nada é impossível quando o objetivo é fazer o bem. Ele foi idealizado nos anos 1990 pelo Bispo Edir Macedo, líder da Universal, depois de assistir a uma reportagem sobre a cidade Irecê (BA), localizada a 478 km de Salvador. Naqueles anos, Irecê foi do auge econômico à decadência em razão da grande seca. A matéria trazia, entre outros relatos, a história da mãe que, diante do choro de fome dos filhos, só via uma saída: matá-los para acabar com todo o sofrimento.

    Tocado pelos depoimentos desesperadores, o Bispo decidiu fazer algo para mudar a vida daquelas pessoas. Sua primeira providência foi encontrar uma pessoa que pudesse abraçar a ideia, procurasse um lugar e desenvolvesse o projeto. Então, o Bispo Marcelo Crivella, que, naquela época, estava na África do Sul, foi chamado para esta missão.

    O plano inicial era construir uma comunidade agrícola autossustentável, com base no modelo do kibutz israelense. O primeiro desafio era comprar os quase 500 hectares de terra que abrigariam a sede da entidade, na época conhecida como Fazenda Nova Canaã, e equipar o local com tudo o que era necessário. Para angariar fundos, o Bispo Crivella lançou o CD Mensageiro da Solidariedade.

    O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e com a doação inicial dos R$ 850 mil do adiantamento dos direitos autorais pela gravadora as terras foram adquiridas. Toda a tecnologia de irrigação foi importada do exterior. Técnicos de Israel foram trazidos para ensinar a plantar e fizeram prospecção do solo, o que ajudou a descobrir a água que estava no subsolo. A primeira colheita aconteceu um ano após a inauguração da fazenda.

    A escassez de água trouxe outro desafio: era necessário investir nas famílias, em especial na educação das crianças. Desse modo, foi implantado o Programa de Educação Integral.

    Com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial e a proteção da infância de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece ensino integral de alta qualidade e gratuito para crianças com idade entre quatro e 18 anos.

    Ao longo dos 21 anos de existência, o projeto já atendeu 2.374 famílias. Em 2022, foram matriculados 600 alunos da educação infantil ao ensino médio, em tempo integral, que recebem quatro refeições diárias, transporte escolar, material didático e acompanhamento médico e odontológico.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login